Principais patrocinadores: Pfizer Ipsen Novartis
LOGIN:
Password / Username incorrectos
Recuperar Palavra-passe

Dicionário

11.Jul.2011 < Anterior
A cistite ou infecção na bexiga, é bastante frequente na mulher

Descrição

A cistite ou infecção na bexiga, é bastante frequente na mulher. Estima-se que de 2 a 6 em cada 100 mulheres apresentam sintomas de cistite aguda e que 25% das mulheres terão uma cistite aguda em alguma altura da sua vida.

As cistites decorrem da invasão da bexiga por bactérias de origem intestinal, que penetram no tracto urinário através da uretra. Há dois factores anatómicos que explicam a maior propensão das mulheres a desenvolver cistite:

a) Proximidade entre o anûs,a vagina e o orificio da abertura do canal uretral. O orificio uretral na mulher abre-se na vagina e esta encontra-se próxima do anûs. Mesmo em mulheres com hábitos higiénicos correctos, torna-se fácil a contaminação da vagina por bactérias intestinais.

b) O canal uretral mede cerca de 25 cm no homem e de 3 cm na mulher. O pequeno comprimento da uretra na mulher torna muito mais fácil a invasão da bexiga por microorganismos vaginais

Quais as bactérias que causam a cistite?

A maioria das cistites são causadas por bactérias gran negativas, sendo a mais frequente (85% dos casos) a Escherichia coli, seguida pela Klebsiella, Proteus, Pseudomonas.Dentre os gran positivos os mais comuns são: Staphylococus e Enterococus.

Quais os sintomas da cistite?

Aumento do número de micções, com pequenos volumes de urina eliminados de cada vez, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, ardor na uretra, dor na bexiga que piora no final da micção, jacto urinário fraco, e algumas vezes, sangue na urina. Nem todas as manifestações estão presentes e a intensidade das mesmas pode variar.
 

Tratamento

A maioria das pacientes necessita ser tratada com drogas antimicrobianas. O tempo de tratamento varia de acordo com a intensidade e o tipo de medicação indicada. O emprego de analgésicos e banhos em água quente podem atenuar os sintomas na fase aguda.


< Anterior
Patrocínios: Amgen JANSSEN ASTRAZENECA GSK Sanofi
\ © 2011 Grupo Português Genito Urinário